Tanque de pintura industrial: entenda o que é e seus benefícios

Airless: Tudo o Que Você Precisa Saber [+ Vantagens]
fevereiro 10, 2022
como limpar pistola de pintura
Como Limpar Pistola de Pintura: dicas simples para manter a vida útil do equipamento
maio 10, 2022

Você sabe para que serve o tanque de pintura industrial? Quem trabalha com pintura com certeza já ouviu esse nome por aí, mas nem todo mundo conhece a função do equipamento.

O tanque é uma peça fundamental para os serviços de pintura mais complexos, em ambientes maiores e em máquinas industriais. 

Com ele, você consegue um resultado de alta qualidade com menos tempo de serviço e muitos outros benefícios.

Se você quer saber como funciona o dispositivo e conhecer todas as vantagens, é só seguir a leitura deste artigo com a gente!

Encontre equipamentos de alta qualidade para sua pintura industrial!

O que é tanque de pintura industrial?

O tanque de pintura industrial é utilizado para trabalhos em áreas mais extensas, realizados com a pistola de pintura airless. 

Nele, você armazena a tinta que será conduzida até a pistola por meio de um sistema de pressão, sem a necessidade de ar comprimido. 

Para que serve o tanque de pintura industrial?

Como falamos, o tanque de pintura industrial serve para armazenar a tinta e também produzir a pressão necessária para conduzir o fluido até o bico de aplicação. 

O procedimento de pintura industrial tem duas funções principais: fazer a sinalização de segurança do local e preservar os maquinários, garantindo maior durabilidade a eles. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a preservação e mais a frente também apresentaremos as principais vantagens do tanque, então continue a leitura!

Proteção contra a corrosão

Uma das principais funções da pintura industrial é proteger os maquinários da corrosão. 

O aço é um dos materiais mais utilizados na fabricação de máquinas para indústrias e apesar de ser muito resistente, pode sofrer corrosão ao longo do tempo. 

É aí que entra a pintura industrial. Muito além da estética, ela cria uma camada protetiva no aço, por isso é uma das técnicas anticorrosivas mais eficientes e mais aplicadas pelo setor. 

Vantagens e benefícios em utilizar o tanque de pintura industrial

A pintura industrial sem dúvidas traz inúmeros benefícios para o equipamento, mas utilizar o tanque para a aplicação garante ainda mais vantagens tanto para o maquinário em si como para quem vai realizar o serviço.

Confira abaixo os principais benefícios do tanque de pintura industrial:

  • agiliza o processo de pintura;
  • praticidade para pinturas de ambientes extensos e mais difíceis;
  • aplicação uniforme e resultado de alta qualidade;
  • melhor aproveitamento da tinta, reduzindo o desperdício de produto.

Formas de aplicação do tanque de pintura industrial

Existem duas formas de aplicação do tanque de pintura industrial: espelhamento e pulverização. 

Cada método funciona de maneira diferente, mas sempre com o objetivo de proteger os equipamentos e aumentar a vida útil dos maquinários.

A seguir, você vai entender como funciona cada forma de aplicação de tinta:

Espelhamento

A pintura industrial por espelhamento consiste na aplicação da tinta líquida espalhando-a diretamente na superfície do maquinário das indústrias. 

Esse tipo de pintura é muito utilizado no setor automotivo e é conhecido por conferir um visual mais brilhante aos carros, além de proteger mais as peças. 

Pulverização

Na pulverização, o processo de aplicação não acontece diretamente na superfície das máquinas. Antes de chegar às superfícies, a tinta é pulverizada. 

A tinta é aplicada com auxílio de pistola airless, mas antes o líquido que fica no tanque é quebrado em pequenas partículas e então transportado até o bico da pistola para a aplicação.

Equipamentos necessários para aplicação do tanque de pintura industrial

Além do tanque, são necessários outros equipamentos para realizar a aplicação de tinta da maneira correta.

Confira abaixo os principais dispositivos utilizados para a pintura industrial:

Os dispositivos airless funcionam de maneira mais eficiente, garantindo que a aplicação da tinta seja realizada de maneira uniforme, rápida e sem desperdícios. 

Com o tanque de pintura, o processo fica ainda mais simples, facilitando a pintura de locais maiores. 

Na Tornado, por exemplo, é possível encontrar tanques com capacidade de armazenamento de até 40 litros. 

Além de armazenar maior quantidade de tinta, vale destacar que os tanques são de fácil locomoção, o que otimiza o tempo e facilita ainda mais o serviço.

Qual é o custo da aplicação do tanque de pintura industrial?

O custo do serviço de pintura industrial varia de acordo com o tamanho da área de aplicação e o valor do tanque em si também pode variar conforme alguns fatores.

Um desses fatores é o tamanho do equipamento: você pode comprar um tanque de 2 litros ou de 40 litros, tudo de acordo com as suas necessidades, mas é claro que o valor vai ser diferente entre um e outro.

Além disso, o preço varia de uma empresa para outra e também de acordo com as características do equipamento. 

Você pode escolher um equipamento mais completo, como um modelo de tanque com agitador pneumático, por exemplo. 

Onde encontrar os melhores equipamentos para tanque de pintura industrial?

Como falamos, a pintura industrial é feita com um conjunto de equipamentos além do tanque e é preciso escolher produtos de qualidade para oferecer serviços de qualidade.

Na Tornado, você encontra tanques de pressão para pintura industrial que vão de 2 a 40 litros, com as mais variadas características. 

Além disso, a empresa oferece todos os equipamentos necessários para realizar uma pintura industrial de alta qualidade.

Sabemos que pode ser difícil escolher o produto ideal para cada serviço, por isso a equipe Tornado está pronta para te orientar nesse processo, ajudando a encontrar as peças adequadas e também explicando o uso correto de cada uma.

Confira os melhores equipamentos e máquinas para pintura industrial na Tornado!

Conclusão

O tanque de pintura industrial tem como função principal armazenar a tinta e proporcionar a pressão necessária para transportar o fluido até o aplicador.

Com esse equipamento, você consegue inúmeros benefícios na hora de realizar o serviço de pintura, desde mais agilidade na aplicação até um resultado de maior qualidade.

Agora que você já conhece a função e as vantagens do tanque de pintura industrial, converse com a equipe da Tornado para encontrar os melhores equipamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *