Pintura Intumescente: Saiba o que é, suas vantagens, aplicações e normas!

Galão de tinta industrial sendo despejada no chão, a cor da tinta é amarela mostarda, puxando para o laranja
Tinta industrial: Saiba qual a melhor para usar na empresa!
março 14, 2023
Mão em close segurando ferramenta com lixa, fazendo tratamento de superfície
Entenda tudo sobre o tratamento de superfície: seus tipos, vantagens e equipamentos
março 23, 2023
Profissional com capacete de proteção e máscara fazendo pintura intumescente com pistola

Você já ouviu sobre a pintura intumescente? Se você é com a maioria das pessoas, muito provavelmente, nunca escutou falar sobre ela. 

Porém, se você é uma pessoa precavida e sempre quer promover a segurança na sua casa, este é um assunto que vale a pena aprofundar. 

Esse método de pintura é um revestimento que consegue expandir quando entra em contato com o calor, formando uma camada isolante que protege a superfície. 

Ou seja, em casos de incêndio, esse revestimento pode retardar a propagação do fogo, dando mais tempo para as pessoas evacuarem do local. 

Mas os benefícios não param por aí. Essa pintura anti-chamas também é uma ótima escolha para proporcionar uma boa estética para quem deseja decorar ambientes. 

Para você conhecer um pouco mais sobre esse tipo de tinta, a Tornado, neste artigo, vai explorar tudo o que você precisa saber sobre esse tema. 

O que é pintura intumescente? 

Você sabe o que significa pintura intumescente? O termo “intumescente” é derivado do latim “intumescere”, que significa “inchar”. 

Ou seja, ela é um tipo de revestimento que incha quando é exposto ao calor intenso, formando uma camada isolante que protege a superfície. 

A tinta só consegue se expandir devido à presença de materiais especiais na composição da pintura, como resinas, cargas e agentes químicos. 

Quando a tinta é exposta a uma grande quantidade de calor, esses materiais sofrem uma reação química que faz com que o revestimento se expanda rapidamente. 

Pelo seu grande benefício, esse tipo de pintura está cada vez mais popular na indústria da construção civil. Por isso, ela está sendo muito utilizada para a proteção de estruturas contra incêndios. 

Então, a tinta intumescente funciona como uma barreira térmica que retarda a propagação do incêndio e impede que as chamas do fogo se propaguem rapidamente. 

Esse tipo de revestimento acaba sendo uma tecnologia inovadora e eficiente para as atuais construções. Além disso, ela também oferece uma ótima estética para as superfícies que é aplicada. 

Pintura Intumescente: Para que serve e quando utilizá-la? 

Podemos dizer que a pintura intumescente é um verdadeiro super-herói da construção civil, já que seu papel principal é proteger uma estrutura contra chamas. 

Ela atua como uma barreira térmica, impedindo a propagação de chamas em caso de incêndios. 

Quando aplicada nas vigas, colunas, lajes e outras estruturas, a tinta anti-chamas é capaz de proteger um local por um período determinado de tempo. 

Esse tipo de revestimento é ideal para construções de grande porte, como prédios comerciais, shoppings, hospitais e escolas, onde existe grande circulação de pessoas. 

Mas não é só isso! Esse tipo de tinta também pode ser utilizada em outros ambientes, como casas residenciais e apartamentos. 

Ela pode ser aplicada em portas, janelas, móveis e outros objetos, garantindo uma proteção extra em caso de incêndio. 

Agora você deve estar se perguntando: quando devo utilizar esse tipo de pintura? A resposta é simples: sempre quando houver risco de incêndio! 

Esse revestimento é uma solução preventiva que oferece segurança e tranquilidade aos ocupantes do prédio. 

Quais as vantagens da pintura intumescente para estrutura metálica?

Profissional da capacete e luva fazendo pintura na cor cinza escuro, simbolizando vantagens da pintura intumescenteA pintura intumescente oferece diversos benefícios para uma estrutura, já que é uma tecnologia inovadora e eficiente que oferece proteção contra o fogo. 

Uma das principais vantagens desse revestimento é a sua facilidade de aplicação. Ele pode ser aplicado em qualquer estágio da construção, o que significa que não é necessário interromper a obra. 

São tantas vantagens que é até difícil listar todas! Porém, separamos os principais benefícios desse tipo de tinta quando aplicado em estrutura metálica. Veja: 

  • Proteção contra incêndios: Seu benefício principal é a proteção contra incêndios. Suas camadas permitem que o fogo não se propague rapidamente e ainda facilita a evacuação do local;
  • Estética: Esse tipo de pintura também consegue proporcionar beleza a um espaço, oferecendo um acabamento uniforme e atraente;
  • Durabilidade: A pintura intumescente é extremamente durável e resistente à umidade, corrosão e raios UV, o que significa que uma estrutura metálica estará protegida por um longo prazo;
  • Versatilidade: Esse revestimento também é altamente versátil, podendo ser aplicado em diferentes tipos de estruturas metálicas, como vigas, colunas, suportes, entre outros. 

Ou seja, a tinta intumescente é perfeita para proteger estruturas metálicas contra incêndios, oferecendo uma ótima aparência, durabilidade e versatilidade. 

Aplicação de pintura intumescente: Como pintar com tinta intumescente? 

Apesar de termos ressaltado que esse revestimento é simples de ser aplicado, é necessário ter um pouco de técnica e habilidade para efetuar o processo corretamente. 

No entanto, para você ter uma noção de como aplicar o produto, veja alguns passos básicos para realizar a pintura com sucesso:

  • Preparação da superfície: Primeiramente, remova todas as sujeiras, gorduras, óleos e outros contaminantes da superfície;
  • Seleção da tinta: Em seguida, selecione a tinta intumescente adequada para a estrutura metálica em questão. Existem tintas a base d’água, solvente, híbridas, epóxi e poliuretano;
  • Aplicação da tinta: A aplicação da tinta deve ser feita por um profissional treinado e experiente, utilizando equipamentos de pulverização. A camada de produto deve ser aplicada de maneira uniforme em toda superfície, seguindo as recomendações do fabricante;
  • Inspeção e manutenção: Por fim, após a aplicação do produto, é recomendado realizar uma inspeção cuidadosa da superfície, garantindo que o produto foi aplicado corretamente.

Seguindo os passos citados acima, você consegue garantir a segurança e a proteção de uma estrutura metálica contra incêndios. 

Pintura intumescente: Norma e proteção 

Profissional com EPIs como capacete e máscara fazendo pintura intumescente respeitando normas de proteçãoAgora que você já sabe o que é a pintura intumescente, está na hora de conhecer quais são as normas e proteção voltadas para esse tipo de revestimento. 

Existem diversas normas e regulamentos de proteção contra incêndios que especificam requisitos de desempenho para esse tipo de revestimento, mas a principal é a NBR 14432. 

Ela estabelece os requisitos necessários para o uso de sistemas de proteção passiva contra fogo em edificações e estruturas metálicas. 

A norma descreve os critérios para seleção, instalação e manutenção desses sistemas, incluindo a pintura intumescente. 

Além disso, para utilizar a tinta intumescente, você deve seguir algumas normas de proteção. Somente assim a aplicação será feita de forma segura e eficaz. Algumas delas são:

  • Equipamentos de proteção individual (EPIs): É essencial utilizar equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, luvas, respiradores e roupas adequadas;
  • Ventilação adequada: É importante que a área de aplicação da tinta intumescente seja bem ventilada;
  • Proteção das superfícies adjacentes: Proteja as superfícies adjacentes que não receberão a tinta, como pisos, paredes e móveis;
  • Sinalização adequada: Para evitar acidentes, é importante sinalizar a área que o produto está sendo aplicado. Portanto, coloque placas e avisos que alertam a presença do produto. 

Essas são as proteções e normas principais para garantir a segurança e o sucesso da aplicação. Portanto, é importante segui-las rigorosamente. 

Como solicitar orçamento e comprar equipamentos de qualidade para pintura metalúrgica?

Se você está em busca de equipamento de qualidade para pintura metalúrgica, conte com os serviços da Tornado. 

Com anos de experiência no mercado, oferecemos uma ampla variedade de equipamentos e serviços para pintura industrial, incluindo máquinas airless, bombas para pintura e pistolas. 

Para solicitar um orçamento e comprar os equipamentos necessários para sua pintura, basta acessar nosso site e entrar em contato com a equipe de vendas. 

Com produtos de alta qualidade e um time de profissionais altamente qualificados, a Tornado é a escolha ideal para quem busca excelência em pintura metalúrgica. 

Não perca mais tempo procurando a empresa ideal para você, a resposta está debaixo do seu nariz. Entre em contato com a Tornado e solicite seu orçamento agora mesmo! 

Conclusão 

Com a tecnologia inovadora da tinta intumescente, é possível garantir a segurança de pessoas e patrimônios em caso de incêndios, além de cumprir as normas e patrimônios em caso de incêndio. 

Esse tipo de revestimento é uma ótima alternativa para empresas que desejam proteger seu patrimônio e também as pessoas que transitam pelo espaço. 

Ou seja, a tinta intumescente é mais do que uma prevenção, é um cuidado com o próximo. Com ela, você pode ter a certeza que está proporcionando um ambiente mais seguro e confiável para todos. 

Porém, para aplicá-la, é necessário ter os equipamentos corretos para pintura industrial. Para isso, você pode contar com a Tornado que oferece uma variedade de produtos para esse tipo de serviço.

Leia também “Tanque de pintura industrial: entenda o que é e seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.