As pistolas são dispositivos de precisão fundamentais para um trabalho mais ágil, eficiente e de qualidade.
Elas costumam ser muito resistentes, mas para garantir que as máquinas durem por mais tempo, é preciso fazer manutenções frequentes e sempre limpá-las após o uso.
Sejam pistolas automáticas, airless ou específicas para tanque industrial, esses equipamentos estão em contato direto com diversos produtos, por isso precisam de cuidados especiais.
Pensando nisso, listamos 5 dicas que vão te ajudar a limpar uma pistola de pintura corretamente, garantindo uma longa vida útil ao produto e resultados ainda melhores nos serviços.
Confira os cuidados indispensáveis a seguir.
1. Utilize os instrumentos corretos para limpeza
Existem alguns instrumentos específicos para a limpeza da pistola de pintura, como:
- pincéis;
- panos macios;
- água ou solvente;
- chaves para desmontar o equipamento, se necessário.
A limpeza interna do equipamento é muito importante para retirar qualquer acúmulo de produto que possa entrar no sistema com o passar do tempo, mas ela exige atenção.
Utilize as chaves corretas para desmontar e guarde as peças em um local seguro para não perder nada.
Evite o uso de materiais ásperos ou afiados para não danificar nada. Além disso, lembre-se de utilizar os EPIs necessários para garantir a sua segurança.
Os dispositivos pedem um manuseio cuidadoso, por isso é importante utilizar instrumentos desenvolvidos para essa finalidade.
2. Siga as orientações da fabricante
Existem diferentes modelos de pistolas de pintura e cada um deles exige um processo de limpeza de acordo com o seu sistema.
Um produto que funciona muito bem para um dispositivo, pode não ser o ideal para outro, por exemplo. Por isso, é importante conferir as orientações do fabricante sobre a limpeza e manutenção.
No manual de instruções, você encontra informações como qual produto utilizar na limpeza interna, quais peças precisam ser retiradas e como desmontar, assim como produtos que podem danificar a pistola de pintura.
3. Opte por água ou solvente, de acordo com a tinta usada
Para limpar, você pode utilizar água ou solvente: a escolha depende da tinta usada na pistola de pintura.
O processo de limpeza é o mesmo:
- retire e esvazie o recipiente de tinta da pistola;
- use água ou solvente para limpar essa peça, assim como todo o tubo de alimentação e também os bicos de pintura para retirar qualquer resíduo de tinta;
- utilize um pincel para alcançar locais mais difíceis;
- coloque o produto para limpeza no recipiente da tinta até que o líquido saia limpo, limpando assim todo resíduo de tinta do equipamento;
- para finalizar, limpe a parte externa com panos macios.
Caso faça a limpeza com água, utilize uma mistura com detergente neutro. Já se usar solvente, lembre-se de evitar produtos inflamáveis.
4. Tenha cuidado redobrado na secagem
A secagem é uma etapa fundamental do processo de limpeza, pois a umidade pode corroer as partes metálicas da pistola de pintura.
Para evitar esse problema, seque muito bem todas as partes do equipamento, sempre usando panos bem macios para não riscar ou danificar nenhuma peça.